Os novos hábitos de consumo pós pandemia

A pandemia afetou praticamente todos os aspectos de nossas vidas.

Após meses de bloqueio e distanciamento social, a maioria dos consumidores foi forçada a fazer compras de forma diferente, priorizando o que é essencial e trocando a fila do caixa por compras online, por exemplo.

Para outros, no entanto, a situação apenas acelerou a adoção de comportamentos, como a digitalização de compras, bancos, etc.

Mas essas mudanças no comportamento durarão depois que o COVID-19 diminuir? Ou sucumbiremos aos velhos hábitos?

Estudos comportamentais e eventos passados podem oferecer respostas.

Todo comportamento do consumidor difere significativamente de um local para outro, dependendo das culturas ou geografias. A pandemia está tornando isto mais complexo; por exemplo, como o movimento físico é restrito, os consumidores estão migrando para mundos virtuais em um ritmo sem precedentes e estão expostos a influências mais recentes.

A seguir, cinco tendências principais nas mudanças comportamentais decorrentes do impacto do COVID-19:

1.Digital: pessoas mudando para plataformas digitais para suprir as necessidades do dia a dia. O comércio eletrônico em todo o mundo, em todos os setores, aumentou à medida que consumidores cansados da pandemia procuravam tudo online, desde desinfetantes para as mãos e mantimentos a produtos para a pele e produtos de limpeza.

2.Mobilidade: menos uso de transporte público, mais trabalho remoto, como aconteceu em 2020. Empresas e colaboradores se adequaram a este novo padrão, muito mais pela obrigatoriedade da situação do que por vontade. Mas esta realidade é uma tendência, que segundo especialistas, vai perdurar.

A adoção do home office, que veio como uma alternativa emergencial para evitar a contaminação pelo coronavírus nos ambientes de trabalho, tornou-se um modelo viável e recomendado na rotina das empresas. E a perspectiva é de que o trabalho remoto seja ainda mais incentivado em 2021.

3.Comportamento de compra: compras baseadas em valor e compras online. A maioria das pessoas reduziu o orçamento doméstico e mudou os hábitos de consumo. Além das compras online em supermercados, os serviços como salão de beleza e faxina, passaram a ser realizados pelas próprias pessoas.

4.Saúde: Mudanças de hábitos durante pandemia da Covid-19 como uso de máscaras, aumento da higiene, alimentação saudável, entre outros, tiveram um efeito de conscientização maior sobre a importância da promoção e prevenção à saúde em grande parte da população. Essa mobilização abriu o caminho para que as pessoas tenham muito mais autonomia sobre sua saúde, consciência sobre seus hábitos e busquem participar cada vez mais das discussões do setor, como membros atuantes e transformadores que são.

5.Comportamento: aumento do divórcio, que até o segundo semestre de 2020 teve um número recorde de 15% maior em relação ao mesmo período de 2019, segundo dados do Colégio Notarial do Brasil — Conselho Federal (CNB/CF).

Em contrapartida, o aumento da adoção de animais de estimação é uma realidade. Esta consciência se deve ao fato de que os animais oferecem conforto e companhia, especialmente em tempos de crise e solidão.

Mais do que nunca, consumidores buscam por marcas que atendam às suas necessidades, com a solução que elas entregam. Portanto, as empresas que não se desenvolverem nesta questão, perderão espaço no mercado.

Quer saber mais? Vamos conversar?

Nos mande uma mensagem! E seja bem-vindo à era da informação com profundidade para tomar decisões.

error: O conteúdo desse site é protegido!!